Por entre poltronas, cadeiras, estantes, cômodas e quadros criar um ambiente que seja aconchegante, que abrace sua casa e quem habita o espaço sinta o estímulo da tranquilidade e criatividade, é imprescindível a presença de plantas trazendo consigo a implementação de um design biofílico.
Um lugar de descanso e confraternização que abriga várias utilidades em um só espaço e por isso pode ser muito versátil quanto à sua decoração e funcionalidade. Muitos benefícios podem ser listados quando o assunto é a presença de plantas em casa, entre eles melhoras na qualidade do ar e na sensação de bem-estar, diminuição da poluição sonora e o impacto positivo para a saúde mental.
Normalmente são ambientes mais fechados que não tem tanta incidência solar e por isso o mais indicado são espécies que se adaptam bem à meia sombra, plantas que toleram luz indireta e sobrevivem bem às condições internas. Vale destacar que plantas em suas condições de habitat natural ficam expostas a altas quantidades de sol, por isso nunca deixe uma espécie sem quantidade de luz alguma, procure locais mais próximos a janelas e sacadas. Hoje a Casa Das Plantas separou 15 espécies para te ajudar a ficar mais próximo da natureza e fazer da sua casa uma verdadeira aliada da selva urbana.
Dracena Thalioides
Essa nativa da África é ideal para quem aprecia uma ornamental de folhas largas e vistosas. A Pleomele leque aprecia climas mais quentes e um solo úmido, além de ser ideal para quem planeja ter uma espécie em espaços fechados.
Dracena surculosa
Uma planta que funciona bem tanto sob sol pleno como meia sombra, a Pleomele fita gosta de bastante espaço por isso recomendamos realizar o plantio em vasos ou floreiras maiores para apreciar todo seu potencial ornamental. Procure também borrifar água em suas folhas regularmente principalmente se ela estiver em climas mais secos ou ar-condicionado.
Philodendron Imbe
Essa nativa do Brasil é uma opção para quem aprecia a beleza rústica que ela pode agregar em um ambiente. Ela não é fã de temperaturas baixas por isso se certifique de que ela receba o calor suficiente de acordo com a região em que você vive.
Jiboia
De fácil manutenção e apreciando luz indireta, a Epipremnum pinnatum é uma conhecida de quem mora em apartamentos por essa adaptabilidade em diversos ambientes e condições climáticas. Além da rega regular procure também sempre limpar suas folhas para evitar o acúmulo de poeira.
Bambu da sorte
Uma das espécies que habita o topo da lista de adeptos ao Feng Shui, a Dracaena sanderiana quando plantada em terra aprecia um solo úmido e também pode ser cultivada em um vaso de água e integra a lista como uma das plantas de meia sombra.
Palmeira Chamaedorea Elegans
Exuberante e também associada a tranquilidade, suas formas remetem até a uma atmosfera de “férias” o que é ideal para quem busca relaxar em sua sala. Para o cultivo dessa espécie prefira manter sob luz indireta e com um solo úmido.
Aglaomorpha coronans
Essa espécie de samambaia além de muito ornamental aprecia temperaturas mais elevadas e maior umidade. Nativa do sudoeste asiático o ideal é que seja cultivada em vasos grandes.
Lírio-da-paz
Creditado como uma planta que realiza limpezas energéticas em todos os campos, seja de pessoas vivas ou de espíritos, o Spathiphyllum wallisii também é um grande conhecido dos lares integrando vasos, arranjos e buquês das mais tradicionais composições as mais modernas.
Ficus Lyrata
Conhecida antiga de muitas casas brasileiras, chamada também de fícus-lira é uma ótima espécie que se adapta bem em ambientes internos. A manutenção deve ser mais minuciosa se certificando de que ela receba bastante luz solar indireta e seu solo esteja sempre úmido, nunca encharcado. Procure também sempre realizar a limpeza de suas vistosas folhas.
Philodendron Cordatum
Uma planta ideal para quem mora em regiões litorâneas, aprecia temperaturas mais elevadas e bastante umidade. Deve ser mantida longe de crianças e pets por ser uma espécie tóxica.
Costela-de-Adão
Sempre no topo das buscas por amantes de plantas por suas formas atrativas e muito ornamentais, a Monstera Deliciosa não tolera bem incidência solar direta, o que é uma condição ideal para as espécies dessa seleção. Apreciando bastante iluminação indireta, cultive essa planta em locais próximos de janelas que permitam seu bom desenvolvimento que pode chegar a grandes tamanhos e surpreender a todos que sua beleza encanta.
Zamioculca
Versátil e de baixa manutenção, é uma das espécies de plantas mais utilizadas em ambientes internos, principalmente em composições de vasos. Associada a prosperidade e fortuna, ela cresce em abundância e pode atingir até 1 metro de altura, e por sua baixa manutenção é perfeita para quem não tem muita experiência com o universo das plantas.
Filodendro-Brasil
Nativo da América tropical, o Philodendron hederaceum é uma planta confundida por vezes com a jiboia por ser bastante utilizada como planta pendente. Com folhas mais retas e de ponta mais afilada, essa espécie aprecia um solo bem fértil e também é bem aplicada em composições de jardins verticais.
Areca Bambu
Sinônimo de tropicalidade e elegância onde quer que esteja, a Dypsis lutescens também foi listada pela NASA como importante espécie purificadora do ar. Sua versatilidade está não só na estética como também na adaptabilidade em diferentes ambientes além de ser considerada uma planta de baixa e fácil manutenção.
Árvore da felicidade
Além de atrair sorte, a crença popular também associa a Polyscias fruticosa a prosperidade. Essa planta ornamental além de ser símbolo de positividade em todas as esferas de quem a cultiva é uma ótima opção para se presentear quem se ama, pois segundo o ditado público, quando se ganha essa planta de presente a sorte estará ao seu lado.
Comments