top of page
Foto do escritorNelson Yokota

8 espécies para plantar em um jardim noturno

Atualizado: 15 de jul.

Ao pensar em um jardim ou até mesmo no elemento principal que o compõe, as plantas, automaticamente é feita a associação ao sol e a luz do dia. É natural que aconteça essa associação afinal é através disso que ocorre a sobrevivência de uma espécie, mas o que muitos podem não saber ou até estranhar é a existência de plantas com hábitos noturnos. Não são só seres humanos que podem ser notívagos (características e hábitos noturnos).



Algumas espécies apresentam características que podem ser entendidas como hábitos noturnos, seja exalando um perfume mais intenso ou até mesmo o período de sua floração, através da orientação correta é possível cultivar um jardim noturno e hoje a Casa Das Plantas separou 8 espécies de plantas que podem compor um cantinho verde que aprecia a noite.


Prímula

Uma espécie que floresce no pôr do sol é quase tão poética quanto sua própria aparência. Também conhecida como erva dos burros, a Oenothera biennis é nativa da América do Norte e também mais cultivada por lá, sendo considerada uma espécie rara no Brasil. Sua floração amarela abre ao entardecer e permanece até o meio dia. Ela é perene bienal, ou seja, floresce no segundo ano.



Copo de Leite

Nativa da África do Sul, a Zantedeschia aethiopica é conhecida por sua elegante inflorescência que remete a paz e sofisticação. Ela aprecia a sombra e um solo úmido e precisa ser mantida longe do alcance de crianças e pets por ser uma espécie tóxica.



Flor Tuberosa

Conhecida e bem explorada na perfumaria, a Polianthes tuberosa também é conhecida como jacinto-da-índia, onde é muito utilizada como guirlandas em rituais e casamentos. Ela aprecia um solo bem drenado e fértil, durante o dia deve ser mantida sob sol pleno e sua floração ocorre entre o verão e o outono.




Mini gardênias

Uma arbustiva que pode chegar até 1 metro de altura, sua pode deve ser realizada com bastante precaução para que sua floração não seja prejudicada, de preferência no final do verão. A Gardenia Augusta é uma planta perene e atrai alguns polinizadores como borboletas e aves.



Lírio Casablanca

Nativa do Mediterrâneo, também conhecida como Lírio branco, o Lilium Candidum é uma planta de beleza atemporal que agrega uma experiência sensorial única onde quer que esteja. É uma espécie perene que aprecia luz parcial e uma rega moderada.



Cacto Mandacaru

Cactos são espécies que imperam quando o assunto é floração noturna. O Cereus jamacaru é uma planta exuberante, essa nativa do Brasil também é uma importante espécie para restauração de solos degradados. Apesar de sua floração ser um curto período durante a primavera, ela pode chegar a grandes tamanhos e atingir até 6 metros de altura.  



Dama da noite

Se tratando de uma lista de espécie noturnas seria impossível deixar de fora talvez a planta com essas características mais marcante dessa lista. O Cestrum nocturnum conhecido como Dama da noite é uma flor que gera controversas entre apreciadores e antipáticos à espécie. Com aroma marcante e característico, para que essa planta floresça bem mantenha durante o dia sob bastante luz.



6 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page