De uma beleza única e que encanta a todos ao redor do mundo, a Cerejeira japonesa é uma árvore ornamental de aparência delicada e símbolo de renovação, é também sinônimo de alegria e grandiosidade na vida humana.
Não à toa, o Hanami, festival japonês, atrai milhares de turistas de todo globo para apreciar e celebrar a floração das espécies por Tóquio e é uma das principais celebrações em homenagem a tão estimada espécie de Rosacea. O evento de floração da espécie representa um novo ciclo que aqui no Brasil coincide com a temporada da primavera. Estima-se que em seu país de origem existam mais de 600 espécies sendo a mais comum somei-yoshino que esbanja um leve tom rosado. No Brasil é celebrada a floração na mesma época no Parque do Carmo em São Paulo, entre alguns pontos para se destacar além de sua exuberância ornamental é fundamental evidenciar a importância cultural que essas delicadas pétalas carregam.
A árvore de cerejeira é uma espécie que pode ter o cultivo praticado em qualquer época do ano e por preferir climas mais amenos tem sua floração no período da primavera, por isso após seu período de dormência no inverno é sinônimo de vida nova quando floresce. Pode também fazer parte de composições em projetos de urbanismo podendo preencher calçadas nas cidades, além de ser uma opção muito apreciada em jardins e projetos de paisagismo que misturam a cultura oriental, mas sem se limitar ao nicho, compondo panoramas dos mais diversos.
A Prunus campanulata tem a duração de suas florações por 15 dias e logo após esse período elas começam a cair, por isso os samurais atribuíram à espécie o significado de efemeridade, dando um sentido de que não seria um desperdício morrer “na flor da idade” tal qual ocorria com um número expressivo desses guerreiros. Por apresentar essa conotação, a forma como a cultura nipônica interpreta o sentido da planta se modifica com o passar do tempo, os mais jovens por exemplo relacionam às festividades da época em que também surgem diversos frutos e alimentos trazendo novos sentidos para essa espécie tão apreciada.
São plantas maravilhosas que nosso criador os fez🥰