Você quer ter plantas na varanda, na sacada, mas não sabe por onde começar?!
Hoje ensinaremos os princípios para a escolha certa de plantas para sua sacada ou varanda.
Primeiro observe a incidência solar, se nesse ambiente externo pega muito ou pouco sol. Essa informação dará um caminho para a escolha das espécies, sejam elas de sombra, meia sombra ou sol pleno. A grande maioria das plantas nesses espaços são de sol pleno ou meia sombra. Plantas de sol pleno geralmente são suculentas, cactos ou espécies com flores que necessitam de bastante luz natural para sua floração. Como por exemplo a Strelítzia, a rosa de pedra e o Mandacaru. Entre as plantas de meia-sombra, que necessitam de pouca luz solar direta, você pode encontrar diversas espécies como o Pacová, a Pata de elefante e a Peperômia.
Outro ponto essencial que vai definir a saúde das suas plantas é o quanto existe de interferência do vento no seu ambiente externo. Se venta muito ou pouco. Sabe-se que este tipo de espaço tem a tendência a ter maior incidência do vento, por isso, opte por plantas
que suportam esse clima, o próprio formato delas é adaptado para isto. Apresentam folhas finas e espaçadas, para que o vento passe por elas. Existem inúmeras espécies que vão se enquadrar, como a Palmeira Fênix, o Alecrim e a Lavanda.
Caso você não tenha muito tempo para a manutenção e sua varanda seja muito quente é recomendado investir em espécies que sejam adequadas à essas condições e não exijam rega com frequência, como o Gerânio, espécies de cactos e suculentas.
Tendo em mente essas dicas, aproveite e se divirta com a criação desse espaço, brinque com vasos e espécies de volumes e cores diferentes.
Comments