Vegetação Perene
- André Possolli
- 23 de jan. de 2024
- 2 min de leitura
De baixa manutenção, custo e com longevidade de suas folhas, as plantas perenes, ao contrário de anuais e outras com ciclo de vida de dois anos, mantém seu crescimento por longos anos. São mais baratas, ideais para quem não dispõe de muito tempo para cuidar e se adaptam muito bem ao nosso clima.

Com flores em algumas épocas do ano, as folhas desse tipo de vegetação permanecem intactas e verdes. Podem ser encontradas em alguns grupos como arbustivas, trepadeiras e árvores. Separamos algumas das principais espécies desse nicho, confira:
Gerânio
De rega moderada e sol pleno com luz indireta, o Gerânio encanta com suas exuberantes flores ao longo de sua floração e aprecia bastante luminosidade.

Rosa
Mais um amante do sol, uma das flores mais desejadas do mundo com o cultivo correto também faz parte das espécies perenes. Gosta de uma rega regular e uma atenção à sua poda.

Strelitzia
Muito utilizada em composições tropicais, essa espécie aprecia tanto sol pleno quanto meia-sombra. Sua rega deve ser moderada permitindo que sue solo seque entre os intervalos.

Helicônia
De sol pleno à meia-sombra, essa espécie apresenta inflorescências durante todo ano. O solo deve ser mantido úmido sem estar encharcado.

Agapanto
Aprecia rega moderada para que seu solo seque entre as regas, além de ser tanto de sol pleno quanto meia-sombra.

Maranta Charuto
Amplamente utilizada em projetos de paisagismo, evite expor em luz solar muito intensa. É uma espécie que aprecia meia-sombra e rega regular.

Alpínia
Sendo uma espécie que gosta de calor, tome cuidado com geadas e temperaturas baixas. Vai bem em sombra e meia-sombra e gosta de uma rega regular.

Pitangueira
Aprecia solo úmido e bem drenado além de ser uma frutífera de sol pleno. Utilize um fertilizante específico para frutíferas durante a primavera e verão.

Filodendro Ondulado
Funciona bem tanto como planta trepadeira como pendente, ou até vasos. Aprecia sombra e luz indireta.

Clúsia
Tomando a forma desejada no ambiente a partir da poda, essa planta de sol pleno ou meia-sombra aprecia rega moderada, permitindo que o solo seque entre as regas.

Jabuticabeira
Seguindo a mesma linha cuidados de frutíferas, tanto de fertilizantes quanto a rega, a jabuticabeira aprecia sol pleno e meia-sombra.

Guaimbê
Sendo uma planta de sombra e meia-sombra, além de ser sensível ao sol é importante mantê-la longe de ventos fortes. Gosta de um solo bem drenado e de rega moderada.

Jiboia
Sendo uma planta trepadeira, gosta de rega moderada e luz indireta. É uma planta comumente utilizada em ambientes internos.

Pacová
Importante o cuidado com a rega, visto que o Pacová é sensível a alta umidade. Aprecia luz indireta e sombra.

Costela-de-Adão
Outra planta que é amplamente utilizada em ambientes internos, a Costela-de-adão gosta de meia-sombra e rega moderada.

Comentarios